sexta-feira, 3 de julho de 2009

DEUS NO CONTROLE DA TUA VIDA

Certo homem, ao notar que o relógio de parede de sua casa havia quebrado, procurou o relojoeiro levando a este apenas os ponteiros. O relojoeiro, muito perplexo, pediu que lhe fosse entregue o relógio completo e não apenas os ponteiros. O homem ficou indignado e emendou: __ Não vejo a necessidade de lhe entregar a máquina toda, pois os ponteiros é que pararam! O profissional respondeu que nesse caso, não poderia fazer nada, pois a parada dos ponteiros foi causada por algum problema que estava na máquina e não nos ponteiros do relógio.



A ilustração pode parecer de impossível ocorrência, todavia, ela demonstra exatamente a maneira de agir de muitas pessoas. Todos querem que Deus entre com providência em áreas de sua vida, mas nem todos estão dispostos a entregar totalmente a vida nas mãos dEle.



O Salmo 37.5 traz uma profunda recomendação que é muito conhecida e citada, mas nem sempre refletida em suas implicações. Diz o texto sagrado: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará.”



Importante verificar que antes de experimentarmos a atuação de Deus fazendo tudo por nós, encontramos nos versículos antecedentes duas ações recomendadas. Confiar e deleitar-se no Senhor. Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração. (Sl.37:3-4).



Há um nexo de causalidade, pois quem entrega o seu caminho ao Senhor revela confiança e sabendo da capacidade divina descansa e deleita-se em Deus.



Muitos querem a companhia do Senhor, entretanto, não deixam que Deus conduza suas vidas. Li ontem o excelente texto na coluna do Pastor Nelson Aprígio no qual além das importantes observações sobre o motorista e a estrada, ele distingue bem a figura do motorista e do passageiro.



Deus quer conduzir nossas vidas, mas muitas vezes o queremos apenas como carona, ou seja, mero expectador de nossos erros e acertos. Devemos entregar o volante de nossas vidas e só assim poderemos descansar com a certeza de que vamos chegar ao nosso destino.



Não importa as circunstâncias que você esteja atravessando, entrega o teu caminho nas mãos do Senhor, confia nele e Ele tudo fará. Uma das formas interpretativas de um texto é lê-lo a contrário senso, por exemplo: Não entregue o teu caminho ao Senhor e não confie nele e ele nada fará. Fica mais clara a relação de causalidade entre entregar nossas preocupações e confiar no Senhor como fator determinante para que ele possa fazer tudo o que precisamos e não está ao nosso alcance.



Como é bom confiar no Senhor. Pedro nos recomenda a lançarmos sobre Deus as nossas ansiedades, porque ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5.7).



Faça um retrospecto sobre sua vida agora mesmo e veja se não lhe está faltando depositar a confiança no Senhor entregando a ele o teu caminho. Tenho certeza de que a partir desse ajuste, você será uma pessoa vitoriosa em todas as circunstâncias.

Nenhum comentário: